Leilões online, presenciais e simultâneos têm se tornado cada dia mais comuns hoje em dia. Principalmente de imóveis. Participar de um deles, é muito simples. Não é preciso nada mais do que poucos documentos e cadastro na empresa de leilões.

No entanto, você precisa estar familiarizado com alguns termos e conceitos dos leilões. Para te ajudar, Mauro Zukerman te ensina os aspectos essenciais de um leilão de imóveis. Confira!

Edital

Todas as informações necessárias sobre procedimentos e sobre os imóveis em si estão no edital, o documento oficial do leilão. Tamanho, onde estão localizados, quem está leiloando, se está desocupado, entre outros dados importantes. Por isso, é preciso fazer uma leitura atenciosa do documento, para que nenhuma informação passe por você.

Visitação

Geralmente, é possível visitar o imóvel que será leiloado – basta conversar com a empresa de leilões, há dias e horários reservados para isso. A visita é boa para ajudar a tomar uma decisão de compra. “É preciso, no entanto, saber que em alguns casos o imóvel pode ainda estar ocupado pelo dono anterior, e isso inviabiliza a visita. Mas essa informação constará também no edital do leilão”, comenta Mauro Zukerman, frisando a importância da leitura do documento.

Formas de pagamento

Engana-se quem acha que é preciso ter o valor à vista para comprar um imóvel de leilão. Em muitos casos, é possível parcelar o valor ou até mesmo financiar, variando as condições de venda. Tudo deverá ser averiguado previamente.

Oferta máxima

Muito mais do que dar um lance, é preciso saber até onde você pode chegar com a sua oferta. “Estabeleça sua oferta máxima, com base em pesquisa de mercado; ela representa o valor máximo você está disposto a pagar para adquirir tal bem”, conta Mauro Zukerman. “Dessa forma, você acaba sabendo quando parar se os lances ultrapassarem seu limite estipulado”.

Se você quiser saber mais pontos para se sentir seguro para investir em um imóvel de leilão, leia as dicas de Mauro Zukerman, o maior leiloeiro do país, em Mauro Zukerman te ajuda a se preparar para participar de um leilão.