A apreciação de charutos tem crescido pelo mundo todo. Com a preparação do tabaco realizada à mão ou à máquina, os charutos são fumados (sem tragar) após o corte de uma de suas extremidades, por onde é aceso.

Dentre as celebridades brasileiras que apreciam charutos, está Mauro Zukerman, que começou a degustá-los, com sua mulher, Helena Zukerman, vinte anos atrás, por convite de amigos. Ambos se apaixonaram.

Apesar de garantir que os melhores charutos realmente são os cubanos, Mauro afirma que é eclético, e entre seus preferidos estão as marcas Davidoff (dominicana, considerada uma das melhores marcas do mundo), Partagas (cubana, existente desde 1845) e Montecristo (referência entre as marcas cubadas).

Grupos e viagens

Hoje, Mauro Zukerman faz parte de diversos grupos de apreciadores de charutos, dentre eles, um que conta com mais de 250 membros, inclusive o apresentador de televisão brasileiro Octávio Mesquita. Esse grupo promove dois grandes encontros anuais.

Além dos grupos de charuto, é comum encontrar Mauro fazendo diversas viagens a Cuba, principalmente na época do Festival del Habano, maior encontrol de charutos do mundo, que acontece anualmente na cidade de Havana, Cuba.

Curiosidades

Algumas particularidades que impactam no sabor do charuto, segundo Mauro, são: tamanho, tipo do fumo e tempo guardado. Apesar dos charutos poderem ser harmonizados com bebidas, como o whisky e conhaque, essa não é uma prática comum para Mauro. Como não é muito fã de bebidas alcoólicas, exceto eventuais taças de vinho, a harmonização não faz parte de sua rotina com os charutos.