O mundo dos leilões desperta muitas curiosidades. Qualquer pessoa pode participar? O que é lance? Como dar um lance? Levo meu produto na hora?

Para esclarecer as principais dúvidas sobre esse universo, Mauro Zukerman responde a 6 perguntas sobre leilões. Confira!

Preciso ser convidado para participar de um leilão?

Mauro Zukerman: em sua grande maioria, os leilões são públicos, então qualquer pessoa, física ou jurídica, pode participar. Há leilões presenciais, onde é necessária a presença física, e leilões online, que você pode participar virtualmente. Mas é claro, existem também alguns leilões realizados por empresas privadas, onde precisa-se de convite para participar. O ideal sempre é entrar em contato prévio, até mesmo para verificar a necessidade de realizar um pré-cadastro – essencial para alguns tipos de bens e onde há diferentes formas de pagamento disponíveis.

Qual a origem dos bens que geralmente vão a leilão?

Mauro Zukerman: a maioria das empresas de leilões trabalham com bens provindos de duas origens: judiciais, aqueles de origem em algum processo, ou extrajudiciais, que podem ser desde pessoas físicas se desfazendo de patrimônio, bens de empresas privadas ou alienação, quando o bem foi dado como garantia para alguma instituição financeira.

O que é o lance?

Mauro Zukerman: o lance é o valor que você oferece para determinado lote, produto ou ativo. Em alguns casos, a empresa responsável pelo leilão pode determinar lances mínimos e máximos para cada um dos lotes ofertados.

Como dou um lance em um leilão?

Mauro Zukerman: o mercado dos leilões mudou com a tecnologia, assim como todas as áreas. Hoje existem Leilões Online (realizados apenas pela internet, onde você pode dar lances manuais, conforme o leilão acontece, ou pode cadastrar também lances automáticos, que são disparados conforme o lance mínimo é dado), Leilões Presenciais (onde você levanta a mão e um assistente ajuda a repassar seu lance) e os mistos, Online e Presencial, onde há lances vindos do meio digital e do leilão presencial.

Quando o leilão termina?

Mauro Zukerman: O leilão termina com o lance mais alto, dado por um comprador, ou quando se atinge o lance máximo determinado.

Venci um leilão. Quando retiro a minha compra?

Mauro Zukerman: isso depende bastante do tipo de bem adquirido. Em geral, pode-se retirar a comprar logo após o pagamento ser realizado e a documentação ser emitida. No entanto, no caso de imóveis, isso pode variar. Essas instruções podem mudar de leilão para leilão.