Apesar da popularização dos leilões, em especial os de imóveis, alguns mitos ainda encobrem o setor. Para te dizer o que é verdade e o que é mito no mercado de leilões, Mauro Zukerman, o principal leiloeiro do país, separou 7 aspectos para você se atentar. Confira!

1) Imóveis de leilões são mais baratos

Verdade! Você pode encontrar imóveis facilmente 30% abaixo do valor de mercado em leilões. Isso, inclusive, para regiões valorizadas. Por isso, vale a pena ficar ligado sempre em empresas de leilões e nos editais.

2) Processos de desocupação de imóveis de leilão dão dor de cabeça

Mito! Após o arremete e comunicação ao morador de que o imóvel foi leiloado, é possível negociar uma desocupação amigável. Na impossibilidade, é possível abrir um processo judicial para a desocupação.

3) O pagamento é à vista, no arremate

Mito! É possível parcelar, usar FGTS, financiar, basta se informar. Mas a dica está em checar se, mesmo parcelando ou financiando, o imóvel continua atrativo financeiramente – uma das principais vantagens de comprar em leilão.

4) É preciso ser convidado para participar de um leilão

Mito! Principalmente para os leilões online, basta se cadastrar nas empresas especializadas para receber as novidades e participar dos leilões.

5) Todo imóvel leiloado é avaliado

Verdade! Em geral, há, inclusive, um laudo da avaliação disponível aos interessados no arremate, o que confere mais segurança à sua compra.

6) É importante ler o edital do leilão

Verdade! No edital, você encontrará todas as informações que facilitarão sua tomada de decisão, desde o estado do imóvel até formas de pagamento e impostos previstos na transação.

7) Leilões online são mais arriscados

Mito! Leilões online são tão seguros quanto leilões presenciais. Há controle, por parte da empresa leiloeira, tanto dos bens ofertados como de quem participa dos leilões. Há regras pré-estabelecidas nos editais e a legislação vigente é a mesma. Se você ainda quer saber mais sobre esse assunto, confira o post de Mauro Zukerman sobre as vantagens de se comprar um imóvel por leilão!