Os leilões têm se popularizado cada vez mais entre os brasileiros; não era para menos, afinal, nós damos real valor ao nosso dinheiro, e os leilões são uma excelente forma de encontrar boas oportunidades para a compra de um imóvel, por exemplo (se quiser saber mais sobre esse assunto, leia o texto Mauro Zukerman te ajuda a se preparar para participar de um leilão).

Se você concorda com isso, está à procura de um novo imóvel novo, seja para morar ou investir, mas não se sente familiarizado com o mercado de leilões, Mauro Zukerman te ensina os 10 termos essenciais e comuns que você precisa saber para participar de um leilão. Veja só!

1) Lote

“O lote refere-se ao bem que será leiloado. No caso de um leilão de imóvel, pode definir um único bem ou um conjunto deles”, explica Mauro Zukerman.

2) Lance

São os valores ofertados pelos participantes do leilão pelo lote.

3) Lance mínimo

O menor valor pelo qual o bem ou lote deverá ser vendido.

4) Comitente

A pessoa ou empresa que vende o bem ou lote no leilão.

5) Edital

Documento no qual constam todas as informações sobre o leilão e os lotes oferecidos.

6) Arrematante

Pessoa que comprou, arrematou o bem ou lote.

7) Leiloeiro

A autoridade do leilão, responsável pela dinâmica e venda dos lotes.

8) Praça

Leilão. O termo é usado geralmente em leilões judiciais.

9) Primeira praça

Imóvel oferecido pela primeira vez em um leilão.

10) Segunda praça

Imóvel que não foi vendido em seu primeiro leilão e, por isso, deve estar com valor menor.Gostou e que se informar melhor sobre as vantagens de comprar um imóvel em leilão? Continue lendo o blog de Mauro Zukerman, o maior leiloeiro do Brasil.